terça-feira, 14 de outubro de 2014

Vanessa Bernauer: A suíça que virou dona do meio campo do Wolfsburg

Popp? Keßler? Goeßling? Não! A melhor jogadora do Wolfsburg no começo de temporada se chama Vanessa Bernauer. Essa jogadora suíça de 26 anos vive o auge de sua carreira, atuando no atual bicampeão da Alemanha e europeu.


Nascida em Zürich, em 1988, começou a jogar futebol aos 10 anos de idade na equipe do FC Bulach, de sua cidade natal. Filha do ex-jogador Daniel Bernauer, chegou aos 15 anos a equipe do FC Zurich, a mais forte dentro do cenário do futebol feminino da Suíça.


No Zurich, Vanessa ficou entre 2003 e 2010, faturando o tricampeonato nacional entre 2008 e 2010, além de uma Copa da Suíça em 2007. Em 2010, a jogadora aceitou uma proposta para atuar na liga espanhola feminina, especificamente na equipe do Levante, que passava por excelente momento na época.



Em três temporadas no Levante, ela fez 58 partidas e marcou 9 gols. Ao fim da temporada 2012/13, foi contratada pela equipe do BV Cloppenburg, recém promovido a Frauen Bundesliga.

Em uma temporada no Cloppenburg, 22 jogos e 5 gols, com boas atuações, mas que não impediram o rebaixamento da equipe. Ao fim da temporada, anunciou que deixaria o time, sendo contratada pelo Wolfsburg.



Sua contratação tinha um objetivo: ser uma suplente para Keßler e Goeßling, porém, suas boas atuações, substituindo hora uma, hora a outra, tem mostrando sua capacidade, evoluindo a cada jogo. Meia que além de marcar muito bem, sabe sair para o jogo, tanto que é a artilheira do Wolfsburg na Frauen Bundesliga com 4 gols. Além disso, é presença frequente na seleção da Suíça desde 2006 e titular absoluta da equipe que jogará o Mundial no Canadá ano que vem.

Vanessa Bernauer vem sendo "a cara" do Wolfsburg nesse início de temporada. Jogadora essencial no esquema de Ralf Kellermann, conhecido por apostar em jogadoras de pouco renome e que tem muito sucesso no futebol internacional. Espera-se que a suíça continue com suas boas atuações, buscando levar o Wolfsburg a mais títulos.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Frankfurt vacila e Wolfsburg consegue vitória magra em suas estreias na Uefa Women's Champions League

Ambas as equipes jogaram fora de casa ontem, em confrontos válidos pela fase de 16 avos de final do torneio.

O 1. FFC Frankfurt visitou o BIIK Kazygurt do Cazaquistão e não se deu muito bem, jogando no território cazaque. Empate por 2x2, marcaram para o clube alemão a espanhola Vero e a alemã Dzsenifer Marozsán. Na volta o time do sudoeste da Alemanha pode até empatar por 0x0 ou 1X1 que ainda assim garante vaga, pelos gols feitos fora de casa. Empate em 2x2 leva a decisão da vaga para prorrogação e empates a partir de 3x3 dão a vaga para o time cazaque.


O VfL Wolfsburg Frauenfußball conseguiu uma vitória apertada por 1x0 frente ao atual campeão norueguês, o Stabaek, jogando na Noruega. Gol feito pela sueca Nilla Fischer. Um empate simples, garante as bicampeãs do torneio na fase de oitavas de final.

A norueguesa Caroline Hansen foi cumprimentada pela autora do gol. Hansen fez seu primeiro jogo contra seu ex-clube.
Ambas as equipes jogarão a partida de volta no dia 16 desse mês.

Duisburg: Um gigante a beira da maior tragédia de sua história

O FCR Duisburg foi uma das mais vitoriosas e tradicionais equipes do futebol feminino na Alemanha. Campeã da Liga dos Campeões em 2009, três vezes campeã da Frauen Bundesliga e uma vez campeã da Pokal der Frauen.

Martina Voss, hoje treinadora da seleção da Suíça, levou o Duisburg ao título europeu em 2009.
O time também ficou conhecido por revelar grandes jogadoras para o futebol internacional. Inka Grings, Alexandra Popp, Linda Bresonik, Fatmire Alushi, Maren Meinert, Annike Krahn, entre muitas outras que tiveram muito sucesso tanto na seleção alemã como em clubes.

Em 2013 o clube decretou falência completa. O MSV Duisburg comprou o FCR e passou a gerir o futebol feminino, porém, os resultados não foram muito animadores.

Jennifer Oster está no Duisburg desde 2003. Participou da transição de FCR para MSV.
Na temporada 2013/14 da Frauen Bundesliga, o Duisburg terminou na 10ª colocação, no limite para não cair para a segunda divisão. A campanha foi a pior da equipe na história da competição.

Nessa temporada, o time se reforçou praticamente por completo. A treinadora, Inka Grings, ídola no passado como jogadora teria como missão levar novamente o time aos bons tempos, porém, não é isso que vem ocorrendo.

Em seis rodadas da competição, nenhum ponto. Apenas 1 gol marcado e 20 sofridos. O time em jogos oficiais só venceu uma partida, na Copa da Alemanha, contra o FFV Leipzig por 3x2. 

As perguntas que ficam são: a que se deve essa decadência de um dos clubes mais tradicionais da Alemanha? Com tantos bons reforços, qual o motivo para que o time ainda não tenha engrenado na competição? Má gestão, problemas no comando da equipe? 

O Duisburg está a beira da maior tragédia de sua história: o rebaixamento a segunda divisão. Caso ainda tenha esperança em tentar se salvar, precisa começar a vencer. O time precisará mais uma vez buscar a no sábado, dia 11, contra o Bayer Leverkusen, jogando fora de casa. 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Jogadoras alemãs pelo mundo: Thorns de Angerer é derrotado e se complica na NWSL

Parece que o conto de fadas do início de temporada que seria a equipe do Portland Thorns, parece estar desmoronando. Um time repleto de grandes jogadoras e que não conseguiu mostrar seu futebol nessa temporada.

O Thorns perdeu pela penúltima rodada antes dos playoffs da NWSL para o lanterna Boston Breakers, em jogo realizado no domingo(10). Nadine Angerer ainda pegaria um pênalti, mas não evitaria a derrota do time por 2 a 0, gols de Wood e O'Reilly.



O grande nome da partida foi a goleira do Boston Breakers, Alyssa Naeher. Vale lembrar que a norte-americana teve uma boa passagem pela equipe do Turbine Potsdam na Frauen Bundesliga. 


Portland Thorns jogará seu último jogo no dia 17/08, contra o Seattle Reign e já jogará sabendo se tem chances de irem aos playoffs ou não. 

A página NWSL Brasil, fez as contas para a classificação da equipe de Angerer.


  • Caso o Thorns vença:
  1. Ficará em terceiro lugar caso o Chicago some 4 pontos e o Spirit perca seu jogo;
  2. Ficará em quarto lugar caso o Chicago vença os dois jogos e o Spirit perca; caso o Spirit vença e o Chicago não vença os dois jogos; desempate caso o Spirit empate e o Chicago some no máximo 4 pontos;
  3. Não vai para os playoffs caso Spirit e Chicago vençam seus jogos;


  • Caso o Thorns empate:


  1. Disputará nos critérios de desempate a quarta vaga com o Chicago Red Stars, caso o mesmo vença apenas um dos jogos que faltam;
  2. Ficará em quarto caso o Chicago some no máximo 2 pontos;
  3. Fica fora dos playoffs com qualquer outra combinação que não seja as citas acima;


  • Caso o Thorns perca:


  1. Disputará nos critérios de desempate a quarta vaga com o Chicago Red Stars, caso o mesmo empate suas duas partidas;
  2. Se classificará em quarto caso o Chicago some no máximo 1 ponto nos dos jogos remanescentes;
  3. Ficará fora dos playoffs com qualquer outra combinação que não seja a citada acima;

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mundial Sub-20: Alemanha 2 x 0 Estados Unidos

A Alemanha deu o primeiro passo rumo ao tricampeonato mundial ao vencer ontem, nada mais nada menos que a seleção norte americana, tradicional rival da Alemanha, pelo placar de 2 a 0. A partida foi jogada em Edmonton e teve um bom público de 10.101 pessoas.


O jogo foi bem equilibrado na etapa inicial, porém sempre com a Alemanha superior. A escalação foi talvez o motivo de maior "surpresa" para o torcedor, inicialmente por ter Kämper no gol ao invés de Frohms (que foi usada nos últimos amistosos), Kämper fez boas intervenções no jogo, mesmo com o nervosismo inicial de estréia, salvando os ataques dos EUA, comandados por Horan e Pugh. Os EUA ainda salvaram uma bola em cima da linha na etapa inicial. 
Em seu segundo mundial sub-20, Kämper fez sua estréia como titular e foi uma das protagonistas do jogo.
No segundo tempo tudo encaminhava-se para novamente termos o mesmo panorama, porém, uma alteração de Maren Meinert mudaria tudo: sairia Magull, que não tinha jogado desde março partidas oficiais e havia perdido um gol incrível, para a entrada de Dallmann, uma volante por uma meia de criação, o que deu resultado. Na primeira jogada de Dallmann na partida ela deixou Petermann na cara da goleira americana Rowland e não perdoou. 1 a 0 para a Alemanha.

Os EUA pressionavam, mas sem resultado. No finalzinho do jogo, a Alemanha conseguiu um contra ataque mortal, concluído por Panfil e que selou a vitória pelo placar de 2 gols a 0 para as germânicas. A autora do gol, Panfil, foi eleita a melhor jogadora da partida. 

A treinadora da Alemanha, Maren Meinert, que aniversariou ontem, afirmou ao site da FIFA: "Foi divertido abrir o presente. A vitória de hoje foi o meu presente. Foi um jogo em um nível muito alto e com um final mais feliz para o nosso lado. Eu não digo isso com muita frequência, mas estou muito orgulhoso da minha equipe. Nós jogamos tudo hoje e nós éramos uma unidade em campo. Não importa quem é o nosso primeiro adversário e quão difícil é seu grupo, o importante como um time é que nos apresentemos como temos nos apresentado durante toda a preparação."

Hoje a seleção alemã já fez treinos para recuperação muscular, visando a próxima partida.



O próximo compromisso das meninas da Alemanha será na sexta feira, dia 8, às 20 h  contra a China, que empatou com o Brasil no jogo de ontem por 1 a 1. Uma vitória alemã, pode encaminhar a classificação a segunda fase.

FICHA TÉCNICA:

ALEMANHA: Kämper, Wilde, Rauch, Gidion, Magull (Dallmann), Knaak, Bremer, Panfil, Däbritz(Schermuly), Petermann(Meister), Dieckmann.

EUA: Rowland, Roccaro(c), Basinger, Lavelle, Jordan(Doniak), Horan, Pugh, Purce(Green), Amack, Sullivan(Baldwin), Naughton.

Os melhores momentos do jogo estão no link a seguir:

domingo, 3 de agosto de 2014

Alemanha faz o primeiro treino no Canadá, já visando o jogo contra os EUA

A seleção sub-20 da chegou nesta quinta feira (31) no Canadá para a disputa do Mundial. O clima na Alemanha antes da viagem era de muita alegria e entusiasmo de todo o elenco e comissão técnica. As meninas receberam antes da viagem uma visita muito bem vinda, da ex-jogadora Steffi Jones, medalhista olímpica e campeã do mundo em 2003, que participou do comitê organizador do mundial de 2011. Atualmente Steffi ocupa um cargo na diretoria da DFB, sempre buscando a melhoria do futebol feminino na Alemanha. 






A seleção alemã chegou no mesmo dia e após o restante do dia de descanso, começaram a treinar ontem, buscando o melhor entrosamento para a primeira partida do mundial, contra os EUA no dia 5(terça-feira), às 20h(horário de Brasília).

A lateral direita Manjou Wilde, em entrevista afirmou: "Temos uma grande coesão na equipe, também eu saberemos fazer um confronto forte contra os EUA."

Já Theresa Panfil, uma das jogadoras mais jovens da equipe com 18 anos, afirmou que a expectativa está sendo enorme para a estréia e que o time tem ótimas condições para confrontar as equipes mais fortes do mundial. Além disso, ela afirmou que está preparada para jogar na lateral esquerda, mesmo sendo meio campista e que já vem sendo preparada pela treinadora Maren Meinert para exercer essa função em campo.





Nos vídeos nos links a seguir, a saída da Alemanha e chegada ao Canadá, assim como o primeiro treino no Canadá:


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Guia da Frauen Bundesliga 2014/15: Bayern München

O Bayern München vem de boas temporadas no futebol feminino alemão. Campeão da DFB Frauen Pokal em 2012, onde venceram o Frankfurt na final, o time vem buscando se firmar Frauen Bundesliga como uma equipe competitiva e que luta por títulos. 

Sob o comando do jovem Thomas Wörle, ex-jogador do Greuther Fürth, a equipe do Bayern busca repetir e até superar a melhor campanha da equipe na história recente da Frauen Bundesliga que foi na temporada 2008/09 quando conquistaram o vice campeonato. Na temporada seguinte, a equipe jogaria a UWCL na qual foram eliminadas nas oitavas de final pelo Montpellier da França.


SAÍRAM: Nicole"Niki" Cross (Washington Spirit, EUA), Sarah Hagen (FC Kansas City, USA), Kathrin Längert (FC Rosengard, Suécia), Clara Schöne (SC Freiburg), Valeria Kleiner (Bayer 04 Leverkusen), Ivana Rudelic (FF USV Jena), Olivia Schough (FK Rossiyanka, Rússia), Rebecca Huyleur (FFC Wacker München), Franziska Jaser (NC State Women's Soccer, EUA), Veronika Gratz (FFC Wacker München).


CHEGARAM: Melanie Leupolz (SC Freiburg), Melanie Behringer (1. FFC Frankfurt), Caroline Abbé (SC Freiburg), Mana Iwabuchi (1899 Hoffenheim), Ricarda Walkling (Bayern sub-17), Jenny Gaugigl (Bayern München II), Vivianne Miedema (SC Heerenveen, Holanda), Katie Stengel (Los Angeles Blues, EUA), Tinja-Riikka Korpela (Tyresö FF, Suécia), Manuela Zinsberger (SV Neulengbach, Áustria).


PROVÁVEL TIME BASE: Thomas Wörle não terá uma grande missão, ao montar um time forte e competitivo com tantas jogadoras de ponta. Para o gol, a experiente finlandesa Korpela será a titular, porém a jovem e talentosa Zinsberger pode ser uma boa sombra para ela. Na zaga, Abbé vem com a missão de ser a "xerife" da zaga bávara, criticada em temporadas anteriores. Para o meio campo Behringer adiciona marcação e passes de qualidade na saída de bola. Leupolz jogará como uma verdadeira ponta, ou pela direita, ou pela esquerda, e muito provavelmente veremos a japonesa Iwabuchi, que se caracteriza pela velocidade, formando dupla de ataque com a holandesa Miedema, grande contratação do Bayern e que tem estilo de jogo semelhante ao de outra atacante que passou pelo Bayern: Sarah Hagen, ou seja, o Bayern não perderá tanto as características dos times montados por Wörle em temporadas anteriores.


EXPECTATIVAS: Por ser um time em formação, provavelmente enfrentará algumas dificuldades no começo, mas brigará por vaga na UWCL. Título? Talvez, só o tempo e os resultados é que poderão colocar o Bayern com chances de voltar a ser campeão da Frauen Bundesliga após quase 4 décadas. 

Laura Benkarth é a nova capitã do SC Freiburg e Claire Savin tem lesão grave

Com a saída de Caroline Abbé do Freiburg, com destino ao Bayern München, o posto de capitã da equipe ficou vago.

Hoje decidiu-se que a nova capitã da equipe será a goleira Laura Benkarth, de 21 anos, que está no Freiburg desde 2009 e foi a terceira goleira da Alemanha na Eurocopa em 2013, além de ter sido campeã do mundo com a seleção sub-20 da Alemanha(quando também era a terceira goleira) e vice campeã em 2012, tendo recebido a Golden Glove do torneio.

Benkarth foi a sucessora da suíça Marisa Brunner no Freiburg, time que defende desde 2009.
Em entrevista ao site da DFB, ela afirmou estar satisfeita com o novo posto e agradece a confiança da comissão técnica e de suas companheiras com ela.

Porém, nem tudo são flores para o Freiburg. Claire Savin se lesionou nos treinos e foi constatado que ela teve uma lesão de ligamentos, ficando assim de fora da equipe do Freiburg por um bom tempo. Ficam os votos para uma boa recuperação a Claire.



Jogadoras alemãs pelo mundo: Längert estreia e Mittag marca pelo Rosengard

Ontem tivemos pela Damallsvenskan, a liga sueca de futebol feminino duas jogadoras alemãs jogando como titulares no jogo entre o FC Rosengard e o Umea.

A islandesa Sara Björk Gunnarsdotirr foi um dos destaques da partida
A estreante, Kathrin Längert, ex-goleira do Bayern München teve atuação discreta na partida e não teve culpa no gol sofrido, marcado por Lina Hurtig.

Anja Mittag marcou e se isolou na artilharia da Damallsvenskan com 13 gols. A inglesa Anita Asante marcou o outro gol da vitória do time do Rosengard, que ainda promoveria a estréia das ex-jogadoras do Tyresö, a zagueira dinamarquesa Lina Roddik-Hansen e a brasileira Marta.

O Rosengard lidera a liga sueca com 30 pontos, 3 a mais que o vice líder, o Örebro. Na próxima rodada, a equipe enfrentará o lanterna da competição, o Jitex.

Confiram os gols da partida, clicando aqui 

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O que esperar da Alemanha no Mundial sub-20?

Faltando menos de 1 semana para a estréia da Alemanha no Mundial feminino sub-20, que ocorre no Canadá, quais as expectativas para as meninas da seleção alemã para o campeonato. Nessa postagem, vamos a uma análise desde a campanha no europeu sub-19 de 2013(que levou a Alemanha a esse mundial), destaques individuais do time alemão, dos adversários que iremos enfrentar na primeira fase e um possível "time inicial" para a partida contra os EUA, reeditando a final do mundial sub-20 em 2012, no Japão, o qual as americanas foram vitoriosas. Lembrando que a Alemanha teve o corte da jogadora Melanie Leupolz, com problemas nas costas.


CAMPANHA PARA O MUNDIAL



O campeonato europeu feminino sub-19 em 2013 foi realizado pela primeira vez no País de Gales. A Alemanha fez parte do grupo B, juntamente com a Noruega, Finlândia e Suécia. A campanha foi excelente na primeira fase, com goleada sobre a Noruega por 5 a 0, vitória sobre a Suécia por 2 a 0 e empate com a Finlândia por 1 a 1. Classificadas em primeiro do grupo, enfrentaram a França nas semifinais do torneio e foram eliminadas, após perderem por 2 a 1, porém, já garantidas no mundial, assim como França, Finlândia e Inglaterra, as semi finalistas do torneio. As francesas se tornariam as campeãs do europeu ao vencer a Inglaterra na final. A Alemanha teve a artilheira do torneio, Pauline Bremer, com 6 gols. 

PRINCIPAIS ESTRELAS ALEMÃS

Sara Däbritz - A jovem jogadora de 19 anos e que atua no SC Freiburg, sem dúvidas é uma das jogadoras mais esperadas para esse mundial sub-20. Meia habilidosa, de velocidade e passes precisos, já é figura carimbada na seleção principal da Alemanha, onde conquistou a Eurocopa em 2013.


Lina Magull - A jogadora do Wolfsburg irá para o seu segundo mundial sub-20. A jogadora de meio campo tem papel tático muito importante na seleção, dado que ela é a principal jogadora de qualidade de passe no meio campo, ao lado de Däbritz.


Pauline Bremer- Aos 18 anos de idade, a jovem jogadora da equipe do Turbine Potsdam é tida como uma das grandes promessas do futebol alemão. Atacante veloz, mas que também sabe jogar como referência, foi a artilheira do campeonato europeu sub-19 em 2013. 



ADVERSÁRIOS NA PRIMEIRA FASE

A Alemanha está no grupo B, juntamente com Estados Unidos, China e Brasil. Para muitos esse é o "grupo da morte" desse mundial.

A estreia será contra os EUA, dia 5 de agosto às 20h aqui no Brasil. O time norte americano é nada mais nada menos que o atual campeão do mundo e possuem jogadoras que atuam basicamente nas ligas universitárias dos EUA. Cari Roccaro, é uma das jogadoras que estavam no elenco campeão de 2012, além dela, pode-se destacar a jogadora Lindsey Horan, que atua no PSG.


O segundo confronto alemão será contra a China, dia 8 de agosto às 20 h (Horário de Brasília). Não se sabe muito sobre a seleção chinesa, mas que provavelmente jogará ao estilo das escolas asiáticas, com muita velocidade e posse de bola. 



O último confronto será contra a seleção do Brasil, dia 12 de agosto às 17 h. O time brasileiro vem bastante motivado e com uma excelente geração de jogadoras, notabilizadas por sua qualidade técnica. Time que joga muito bem coletivamente e que tem como principal jogadora Andressa Machry, uma camisa 10 clássica. 



PROVÁVEL TIME BASE DA ALEMANHA CONTRA OS EUA

Sem Leupolz, a treinadora Maren Meinert não mudará o estilo de jogo da equipe, baseado sobretudo nas jogadas pelas laterais de campo com Manjou Wilde. Gier entrará na vaga de Leupolz, porém a mesma saberá suprir as qualidades ofensivas da jogadora do Bayern München. Jenny Gaugigl também poderá ser utilizada na mesma função, acrescentando mais força ao ataque, bem como Lena Petermann.


Espero que tenham gostado dessa postagem. A Alemanha está com um time muito bom e talentoso e vale a pena ficar na torcida por elas nesse mundial, para que possam voltar a conquistar um mundial da categoria após 4 anos!

Deutschland in Richtung Titel!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Melanie Leupolz está fora do mundial sub-20

Péssimas notícias para a seleção feminina sub-20 da Alemanha. Melanie Leupolz, umas das principais jogadoras da seleção ficará de fora do mundial, devido a uma lesão nas costas, detectada na pré temporada dela no seu time, o Bayern München. 
Leupolz, campeã européia com a seleção principal da Alemanha era uma das grandes apostas da Alemanha no Mundial sub-20
A seleção alemã, já Para o lugar de Leupolz, a treinadora Maren Meinert convocou a jogadora Marie-Joelle Wedemeyer do VfL Wolfsburg.

A Alemanha estreia no mundial sub-20 semana que vem, da 05 de agosto, contra os EUA às 20:00 horário de Brasília.

Ficam os votos para uma boa recuperação para Leupolz, e que ela possa voltar bem de lesão e mostrar seu bom futebol na equipe do Bayern München e na seleção principal da Alemanha.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Guia da Frauen Bundesliga 2014/15: Turbine Potsdam

A tradicionalíssima equipe da antiga Alemanha Oriental é uma das equipes mais vitoriosas da história recente da Frauen Bundesliga, com 6 títulos já conquistados, sendo o último em 2012. A temporada 2013/14 iniciou para o Potsdam de modo até desacreditado por alguns, e culminou em uma semi final da Uefa Women's Champions League, eliminando nas oitavas de final a poderosa equipe do Lyon e parando apenas nas semi finais para o Wolfsburg, que seria o campeão. Além disso, terminaram a FBL na terceira colocação, surpreendendo muitos que acreditavam que o Bayern München já assumiria o posto de 3ª potência do futebol alemão já na temporada passada. 

O objetivo para essa temporada é simples: mostrar que mesmo sem terem feito contratações, possuem um elenco coeso e competitivo, e que contam com um treinador extremamente experiente: Bernd Schröder, que está a nada mais nada menos que 17 anos no comando da equipe do Potsdam, além de já ter treinado a equipe durante os anos de 1971 a 1992. 


SAÍRAM: Ann-Katrin Berger (Paris SG), Kristin Demann (TSG 1899 Hoffenheim), Antonia Göransson (Vittsjö GIK), Guðbjörg Gunnarsdóttir (Lillestrøm SK Kvinner), Ada Hegerberg (Olympique Lyon), Stefanie Mirlach (aposentadoria), Maren Mjelde (Kopparbergs/Göteborg FC), Alex Singer (Washington Spirit)

A atacante norueguesa, que fez excelente temporada com o Potsdam já faz parte do poderoso elenco do Lyon

CHEGARAM: Vanessa Fischer,Jenny Hipp, Victoria Krug, Isabella Möller, Felicitas Rauch (todas jogadoras promovidas da categoria de base do Potsdam)


PROVÁVEL TIME BASE: Bernd Schröder é conhecido por ser um adepto de formações com 3 zagueiras. Ainda sem Elsig, que só voltará no decorrer da Frauen Bundesliga, Andonova será utilizada na ala direita. Cramer, a ala esquerda tem um excelente apoio ao ataque e liberdade no time. Julia Simic, a meia que joga centralizada é o cérebro do time, coordenando grande parte das jogadas ofensivas. Anonma é a referência no ataque, e atua em conjunto com as pontas, Evans e Nagasato ou Bremer. Com Nagasato, o time joga literalmente com 3 atacantes, com Bremer, o time vira de um 3-4-3, para um 3-5-2, dado que Bremer costuma jogar um pouco mais recuada, auxiliando Simic na criação. 


EXPECTATIVAS: Apesar de não terem feito grandes contratações, a equipe do Potsdam tem tradição e um elenco muito forte, que pesou bastante na temporada passada. Espera-se que o time brigue pelas primeiras posições, mas não de forma tão direta como nas temporadas passadas, sendo uma equipe que "corre por fora" na disputa do título/vagas na UWCL.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Guia da Frauen Bundesliga 2014/15: FFC Frankfurt

A temporada 2013/14 poderia ter tido um final mais agradável para a tradicional equipe do FFC Frankfurt, a mais vitoriosa da Frauen Bundesliga com 7 títulos e que não conquistava nada desde 2011. O time liderou durante praticamente toda a temporada de ponta a ponta, mas não contou com uma rápida e meteórica ascensão do Wolfsburg, que na última rodada conseguiu uma heroica vitória na "final" da Frauen Bundesliga, entre as duas equipes, tirando o título nacional do Frankfurt. A salvação do time do sudoeste nessa temporada foi o fato de terem saído da "fila" de títulos, vencendo a DFB Frauen Pokal, com uma campanha incrível,sem sofrer nenhum gol no torneio.



As expectativas para esse time são verdadeiras incógnitas, dado que mostrou certa fragilidade em alguns pontos na temporada passada, além de ter perdido algumas jogadoras no mercado, porém, com a força de seu elenco, podemos esperar que o FFC Frankfurt venha forte na disputa das três competições que jogará e que sobretudo, foque na Uefa Women's Champions League, torneio que o Frankfurt não disputava desde 2011, quando foi finalista e perdeu a final para o Lyon. Colin Bell, treinador do Frankfurt se mostra bastante otimista com o time e afirma que brigará por todos os títulos possíveis para a sua equipe.

SAÍRAM: Fatmire Alushi(PSG), Melanie Behringer (Bayern München), Meike Weber(Schott Mainz), Alina Garciamendez(sem clube), Babett Peter(Wolfsburg) e Jessica Wich(Bayer Leverkusen)



CHEGARAM: Marith Prießen(Bayer Leverkusen), Kathrin Hendrich(Bayer Leverkusen) e Mandy Islacker(BV Cloppenburg)


PROVÁVEL TIME BASE: Ainda sem Kerstin Garefrekes, que só chegará da NWSL no final de agosto, temos a real noção de como jogará o Frankfurt nesse início dessa temporada. O desfalque de Saskia Bartusiak, que só voltará a jogar ano que vem será bem sentido por parte do time do sudoeste. A chegada de Kathrin Hendrich, meio campista, mas que pode jogar na lateral esquerda poderá ser uma ótima saída. Para a zaga, Prießen, mesmo tendo atuado como lateral direita no Bayer, poderá ser utilizada na posição também. Islacker vem para o time para ser a substituta de Alushi, e se espera dela além de gols, assistências e muita movimentação no ataque do Frankfurt,que fez uma excelente temporada 2013/14. A jovem atacante Valentina Limani, recém promovida das categorias de base, também pode vir a ser outra excelente opção para o time, no decorrer da temporada.


EXPECTATIVAS: Espera-se que o time chegue bem na competição,brigando diretamente com o Wolfsburg pela ponta da tabela, porém, não com a mesma força da temporada passada, visto que o Bayern se reforçou muito bem e é o virtual candidato a briga pelo topo da tabela com Frankfurt e Wolfsburg.

domingo, 27 de julho de 2014

Guia da Frauen Bundesliga 2014/15: Wolfsburg

A temporada da Frauen Bundesliga começará apenas no dia 30 de agosto, porém, as equipes já estão a muito tempo se movimentando no mercado, em busca de reforços e já realizando suas pré-temporadas.

Vamos a um breve resumo, a partir de hoje, das 12 equipes dessa temporada, com suas contratações e expectativas para a temporada.

O atual bicampeão da Frauen Bundesliga e da UWCL é a equipe a ser batida no futebol europeu. Um time experiente, consistente em praticamente todos os setores de campo, além de um treinador inteligente,capacitado e compromissado com o máximo desempenho de suas atletas, fazem do Wolfsburg o time mais forte e o grande favorito na temporada 2014/15 da Frauen Bundesliga e da Champions League Feminina.


SAÍRAM: Conny Pohlers(aposentou-se), Ivonne Hartmann(FF USV Jena) Josephine Henning(PSG)
A lendária centroavante alemã irá se dedicar agora a procurar jogadoras talentosas para as categorias de base do Wolfsburg.
CHEGARAM: Vanessa Bernauer (BV Cloppenburg), Samantha Dick (FFC Frankfurt II), Isabel Kerschowski (Bayer Leverkusen), Babett Peter (FFC Frankfurt) e Caroline Graham Hansen (Stabaek-Noruega)

Peter, Hansen, o treinador Ralf Kellermann e Bernauer.

PROVÁVEL TIME BASE: Com boas opções em seu elenco, Ralf Kellermann não terá problemas ao compor seu provável time titular. Preocupado também com a quantidade de competições que o Wolfsburg jogará, tem boas opções no seu banco de reservas. Peter, Hansen e Kerchowski chegam com credenciais para já serem titulares do time por estarem se destacando na pré temporada. A suíça Bernauer chega como opção para o meio campo, que sentiu com a lesões de Goeßling e Keßler na temporada passada. A jovem Samantha Dick, provavelmente será aproveitada na equipe II do Wolfsburg. 



EXPECTATIVAS: Pela qualidade e comprometimento do elenco, espera-se do Wolfsburg uma excelente campanha na Frauen Bundesliga, sendo o principal favorito a título.